quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Maratona de Punta Del Este 22/0913

Maratona de Punta Del Este 22/09/13

Fiquei sem o HD do computador do trabalho, onde tenho o historico dos posts de minhas maratonas para o blog, e só agora quase tres meses pós maratona é que venho edita-lo. Antes tarde que nunca? Acho que sim.

O inverno brasiliense foi muito bom friozinho sem muita seca. Alguns dias, muitas manhas, saí para correr com temperatura de 11ºC ou 13ºC. O lado negativo é que este friozinho espantou o animo para a natação. Na verdade, quase todo o pessoal que faz iron man suspendeu a natação. A propósito, nossa piscina no Clube Motonautica não é aquecida!

Chegar em Punta foi bem tranquilo. Na sexta-feira pela manha, pegamos um voo Brasila-São Paulo- Montevideo e dali do Aeroporto Carrasco tomamos um onibus para Punta. Creio que são 140 km e o onibus demora umas 2 hora de viagem, passagem bem barata.

Ficamos em um hotel sugerido pela organização da prova. Nos informaram que ficava a 10 minutos da largada. Logo que chegamos pegamos na rodoviaria pegamos um taxi para o hotel, fizemos check in, deixamos as malas no quarto e fomos para o centro. O rapaz da portaria confirmou a informação: 10 minutos a pe até o centro, mas se quiser tem um onibus que passa na avenida...Andamos 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos...até que finalmente com 40 minutos lá estavamos nós, no centro.

Esta longa caminhada foi duplamente boa. Primeiro porque deu uma esticada na musculatura; segundo porque despertou em muito nossa curiosidade para com aquela cidade diferente. Sim, Punta é uma cidade diferente. Onde estão as pessoas? Não vemos ninguém nas ruas. É uma cidade de veraneio e ainda assim é uma cidade diferente. Fomos vendo pelo caminho: as casas são predominantemente térreas – nada de dois andares- estão em terrenos grandes e não tem grades, tampouco cercas. Parecem casas de subúrbios americano que se ve na TV. As casas estão vazias, nenhum sinal de vida. Também tem edifícios de seis andares e tambem de vinte andares, edifícios em construção, edifícios novos. Tambem nos edificios, nenhma luz ligada nos apartamentos. Onde estão todos?

No centro da cidade muitas lojas e bares e restaurantes fechados.- deve ser por causa do horário. Passamos por um cassino próximo a rodoviária, pouquíssimos esportistas. Rodamos todo o centro e resolvemos pegar um taxi para o hotel. Pensamos em jantar nas proximidades do hotel; nos informaram que por ali, uns quinze minutos de caminhada, tinha um restaurante italiano. Andamos por entre ruas que se parece um bosque mas ali não tem nada, ninguem na rua, nenhum botequim, apenas casas vazias. Resolvemos ir até onde nos informaram ser um ponto de onibus. Esperamos lá um tempo, com muito vento e frio, já escuro, e então apareceu uma senhora que confirmou que ali é sim um ponto de onibus, que ele é bastante pontual e não demora a chegar. Aquele onibus foi de grande valia para nossos deslocamentos nos dias seguintes.

O sábado amanheceu friozinho, uns 14ºC e uma garoa. Fomos a pé até o local de entrega do kit, que fica no maior hotel cassino da cidade. Não tem uma feira mas sim duas ou tres tendas de vendas de produtos esportivos. Retirar o kit é rapido e simples. Na feira encontramos o Alexandre e a Cristina, a Cristina foi correr a meia como preparação para a maratona de NYC. Também encontramos o Rodolfo Lucena e a Eleonora; com eles passeamos pelo centro da cidade e almoçamos. O resto do dia foi de descanso, embora tenhamos voltado ao centro para a janta.

A largada da prova acontece as 8:00h, fazia uma ótima temperatura, em torno de 12ºC com uma certa garoa. Não consegui conferir mas imagino que entre maratona, meia maratona e 10km devia ter no máximo 1500 atletas (a esmagadora maioria brasileiros), de forma que a largada é bem tranquila.

A largada é na Rambla Williman, na Playa Mansa, dali vai até a ponta da peninsula. Contorna-se toda a Penainsula de Punta Del Este pela Rambla General Artigas até deixar a Peninsula pela Rambla Lorenzo Battle, na Playa Brava, as margens do mar. Segue-se por esta Av beiramar passando pela famosa escultura “Los Dedos”, do artista chileno Mario Irrarazábal, até o mirador La Barra e o Arroyo Maldonado até aqui temos mar a nossa direita o tempo todo. Até o ponto de retorno foram percorridos 12,5 , e tem algumas discretas subidas. Uma vez contornado o retorno, o pessoal da meia segue em frente; nós maratonistas seguimos com eles por 1,5km pois no km 14 pegamos uma rua (Calle Regules) a direita e seguimos...Seguimos por ruas arborizadas, calmas, com casas sem grades ou cercas, casa vazias de pessoas, vira a direita, vai em frente, vira a esquerda, deposi a direita e uma sucessão de direita-esquerda-direita. Em algum momento passamos no bairro mais chique da cidade, o Beverly Hills, e tambem passamos por uma reserva indigena e um campo de golfe; vez por outra encontra-se uma ou outra discreta subidinha, e descidinha, muito discretas, ambas.

Este miolo do percurso é bastante solitario, porém é muito gosto e bonito, bastante contemplativo. O que não da sensação de monotonia. Aqui o miolo corremos uns 15km. Saimos do miolo lá no Km 29,6. Neste ponto viramos a direita, entramos na Rambla Williman e, as margens do Rio da Prata, vamos pela Playa Pinares até o km 33, na Laguna del Diario, onde fazemos o retorno pela mesma Rambla Williman. Daquele ponto até a linha de chegada são 9km de discreta subida e muito, muito vento forte.

Cruzo a linha de chegada onde foi também a linha de partida. Mais uma maratona completada, a de numero 16. Estou muito feliz, foi ótimo, gostei muitto desta maratona. Não consegui chega abaixo de 4:00h, como cheguei acreditar fosse possível, mas cheguei inteiro e sem dores. Agora começa uma chuvinha bem mansa, tem pouca gente, poucos corredores por ali. Me encontro a Rita pegamos um onibus e vamos para o hotel. O almoço pode esperar, tenho fome de carne, tenho sede de vinho.

Corri com o # 386. Terminei com 4:16:24h na classificação geral fui 257; na categoria o 10º
O vencedor foi o brasileiro Mateus Trindade, com 2:22:21; no feminino a argentina Fabia Gaitan, com 2:59:18

Décima Quinta Semana 16-22/Setembro 2013 52km
                                                    Dia              Distancia              Tempo
MARATONA INTERNACIONAL DE
PUNTA DEL ESTE                             Dom, 22/09             42.195                4:16:09
Park da cidade trote                           Qui,   19/09               6.00                    33:16
Casa-entrequadras-110-116-110        Seg,    16/09              6:00                    36:06

Décima Quarta Semana 09-14/Setembro 2013 59km
                                                  Dia                Distancia              Tempo
Long run Casa-Park-Casa                 Sab, 14/09                 17.00                 1:40:30
Park da cidade                                  Qui, 12/09                    8.00                   44:02
Casa-entrequadras-park-casa           Qua, 11/09                 12.00                1:10:53
Park Fartlek keniano 10X 2X2          Ter, 10/09                   10.00                   55:18
Casa-entrequadras-park-casa           Seg, 09/09                  12.00                1:11:53

Décima Terceira Semana 02-07/Setembro 2013 59km
                                                  Dia                 Distancia             Tempo
Long run Casa-Park-Casa              Sab, 07/09                      21.00               2:03:23
Casa-Park-casa                              Qui, 05/09                       13.00               1:19:30
Park da cidade                               Ter, 03/09                        12.00              1:06:33
Casa-park-casa basico                   Seg, 02/09                       13.00              1:16:02