sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Maratona de Toquio, to de malas prontas

            MARATONA DE TOKYO, to de malas prontas
Antes de me inscrever para qualquer prova a primeira coisa que faço é buscar informações básicas sobre a mesma. Isto é: altimetria do percurso; logística e custo para se chegar a cidade da prova; e, clima e temperatura no dia da prova.
Segui  este ritual antes de me inscrever  para Maratona de Toquio.  A altimetria me parece ótima, bastante plana, como gosto. O percurso é bastante curioso, passando por bairros de arquitetura antiga, contemporânea  e futurística.
A logística e custo da viagem não são nada assustadores. O tempo da viagem é longo, mas não muito maior que uma viagem Brasilia-Santiago do Chile. A diária em um hotel  Ibis em Tokyo, na região de Shinjuru,  bairro moderno, jovial e de vida noturna,  é menor que no Ibis de Botafogo (RJ) ou do mesmo  Ibis São Paulo Morumbi.  Não como, não comerei,  não recomendo, mas um Big Mac por lá custa a metade do preço que aqui no Brasil. Veja o indice bigmac da The Economist http://www.economist.com/content/big-mac-index .
Então temos a temperatura e o clima. Series histórica indicam temperatura ente 2°C e 10°C no dia da prova. Para mim que gosto e correr no frio, perfeito. Acontece que  nosso planeta Terra esta passando  por severas mudanças climáticas. Em 2012 a Maratona de Nova Iorque teve que ser cancelada devido aos efeitos e estragos provados pela tempestade Sandy. 
Agora, duas semanas  antes da Maratona, todo o Japão é fortemente castigado pela maior nevasca dos últimos cinqüenta anos. Isto me diz respeito. Estou com inscrição assegurada para esta maratona, muitos kms rodados, madrugadas de sábado  nas ruas escuras de Brasilia.Tenho fé. Estarei  em Tokyo, vou correr e vou fazer bom tempo e mostrar para vocês aqui no blog do Lucena  minhas impressões sobre esta maratona.
Meu vôo é Brasilia-Atlanta-Narita. Tambem  Atlanta esta sob forte nevasca, com centenas de vôos cancelados.  Estou otimista. No que diz respeito ao clima, o pior já passou.
A história da Maratona de Toquio é bastante recente.  Começa em 2007; e em 2013 ingressa  no seleto clube da Wolrd Marathon  Majors,  juntamente com Nova Iorque, Chicago, Boston , Londres e Berlim.  
Para correr a Maratona de Toquio, primeiramente me inscrevi na loteria e uma vez sorteado efetuei a inscrição. A inscrição para a loteria acontece de 01 a 30 de agosto de cada ano. No principio de outubro sai o resultado, o candidato é informado e, se contemplado,  tem 10 dias para efetuar a inscrição definitiva, que custa 12.000 iens  (equivalente a R$280,00). Para este ano de 2014, na loteria houve 300 mil TREZENTOS MIL  candidatos as 36.000 vagas disponíveis para a prova. Não posso afirmar,  creio que exista uma outra seleção para candidatos não residentes, afinal é a segunda vez  que sou sorteado. Quando chegar agosto, se inscreva.
Para esta edição de 2014 os organizadores convidaram para a elite os corredores Abel Kirui, keniano, 31 anos,  Bi-campeão nos Munidais de Atletismo de Berlim 2009, com 2:06:59, e Mundial de  Daegu, em 2011, com 2:07:49; e medalha de prata nos jogos olímpicos de Londres 2012, com 2:08:27.    Outro convidado, Tadese Tola, etíope, 26 anos,  vencedor da Meia maratona de Nova Iorque 2008 e 2009, vencedor da maratona de Paris 2010.  O Record do percurso pertence a Denis Kimetto  2:0650, em 2013, mas este ano ele  não correrá por la. Quem vai  tentar bater este tempo é o também keniano (sempre) Geoffrey Kipsang, de 21 anos que estreou na maratona de Berlim em 2013 com 2:06:12.
Dos corredores japoneses de elite estarão os representantes do pais na Olimpiada de Londres, Arata Fujiwara e  Kentaro Nakamoto .
Entre as mulheres a grande favorita é keniana  Lucy Kabuu Wangui, que tem 2:19:34 na maratona de Dubai. Outra candidata é a etíope  Ethiopia’s Tirfi Tsegaye cujo melhor tempo é 2:21:19, segundo lugar na maratona de Berlin 2012.
Este pangaré que aqui escreve deseja se divertir bastante, curtir muito a prova e, se possível terminar em torno de 4:00:00. Depois tomar cerveja Sapporo e comer muito sushi.
Para entrar no clima você pode acompanhar a prova pela internet, as 00:10h (meia noite e dez minutos) hora Brasilia de domingo 23  o site é http://www.ustream.tv/channel/tokyo-marathon-2014-%E6%9D%B1%E4%BA%AC%E3%83%9E%E3%83%A9%E3%82%BD%E3%83%B3-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário