sexta-feira, 4 de abril de 2014

Tokyo Marathon, finish line


Maratona de Tokyo bib 31209 Finish line

"Correr eh um esporte emocional" autor desconhecido.




O sonhado momento está chegando. Nevasca ou mera neve eh coisa do passado. A meteorologia indica bom tempo para o fim de semana.

Na quinta-feira, primeiro dia de retirada do kit. O local eh meio longe do centro e dos hotéis, leva uns 30 minutos de trem até lá. Cheguei cedo, bem na abertura. Ler aquele portal Tokyo Marathon 2014, sentir o clima, foi a primeira emoção: caramba, eh verdade, eu estou aqui, eu vou fazerparte desta história. A entrega do kit eh rápido, o pessoal eh muito gentil e camarada. Kit na mão, chip checado, vamos para a feira. A feira e bem grande, bonita e organizada. As grandes marcas estão aqui, exceto a patrocinadora da CBF. Tem diversas novidades, muitos brindes, fotos e brincadeiras. Os preços são muito, muito em conta, segura o cartão. Ao final, já na saída, uma banca tem uma série de produtos ( camisetas, agasalhos, calções, moletons, abrigos, etc) a preços super acessíveis, baratos mesmo, super pechincha.

Chegou o sábado, dia da corridinha festiva a International friendship run. O céu esta claro, a temperatura em torno de 5ºC as 10:30h. O local, eh o mesmo Tokyo Big Sight, o local das grandes feiras internacionais de Tokyo, também eh aqui a chegada da maratona. A corrida eh meramente festiva, de confraternização. Durante a preparação para a maratona criamos um grupo Tokyo Marathon no Facebook e fomos trocando experiências,incentivos e expectativas. Aqui na
corridinha foi a oportunidade de conhecer pessoalmente aqueles amigos virtuais já tão íntimos.

Foi bem bacana ver aquele pessoal, agendar uma maratona futura. Ao final da brincadeira volta para casa, almoço e repouso. Amanhã eh pra valer. Tenho duas opções de roupa para correr, vai depender do momento. Preciso dormir, confesso que estou muito aceso, excitado, aguardando o momento sonhado por longas dezesseis semanas de treinamento e dedicação.

Então hoje eh 23 de fevereiro, dia da maratona de Tokyo. Acordo cedo, confiro a meteorologia: variando de 0 a 10 ºC, pela janela vejo um céu meio escuro. Desço ao restaurante do hotel e tomo café da manha: arroz, batata cozida e pão. Ali vejo outras pessoas com jeito de que também vão correr a maratona.

Pego minha sacola, pronta desde ontem, e me dirijo a pé por 1,3 km até o local da largada, o Tokyo Metropolitan Government. O termômetro acusa 1ºC, deixo o abrigo aberto, não coloco luvas nem gorro. Quero usar este momento para avaliar com que roupa vou correr.

Nas imediações da largada milhares de corredores já estão concentrados, fazendo os últimos ajustes em suas indumentárias antes de deixar a bolsa no guarda volume. Decido correr de shorts e camisa manga curto, como sempre corri em qualquer temperatura; tinha dúvida quanto a necessidade do gorro e das luvas, como está ventando vou não arrisco, vou vestido com eles enquanto tolerar. Então, sem maiores problemas, deixo a sacola no caminhão e vou para meu lugar, pelotão F, do grupo de 4 horas, na largada.

O percurso da maratona e bem interessante. Saindo do Tokyo Metropolitan Government, passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Não tem uma altimetria muito plana, começa com uma descida de uns 6 km e então vai plana até o km 35, quando começa uma sucessão de passar por uma e outra ponte e correr em um elevado. Por diversas vezes agente corre indo em um faixa da avenida e já tem uma turma, mais rápida, voltando na outra faixa da mesma avenida. Imaginei que isto pudesse ser ruim, desestimulante. Estava enganada, foi bem positivo.

Ao longo do percurso tem 25 atrações, entre bandas e grupos amadores realizando performances. Na beira da calçada um boa quantidade de pessoas acompanhando, torcendo e dando balas e comidinhas para os corredores. Esta torcida não eh tão numerosa nem barulhenta como das maratonas de Chicago ou Londres, mas te incentiva bastante, eh o jeito japonês detorcer. O pessoal do Staff eh ótimo, desde a entrega do kit até deixar o recinto da chegada. Ao longo dos 42km a cada 3km tem água e isotonico, do km 21 em diante também tem uns 3 postos com comida: banana, tomate, balas e chocolate. Em cada pontos de hidratação as mesas são longas, não causando tumulto algum nem fazendo com que agente tenha que parar para pegar qualquer coisa.

Hoje, mais que nunca, tive certeza de que maratona eh um esporte emocional. A minha corrida foi excelente, maravilhosa. Vim aqui para correr uma maratona que não tinha em meu curriculum, para somar mais um souvenir na minha coleção. Vim também porque queria realizar o sonho de conhecer o Japão, comer sushi sashimi na fonte (agora já sei que a culinária japonesa eh
muito,muito mais que isto) sentir de perto esta cultura fascinante. Aconteceu que minha prova foi fantástica e estou encantado com Tokyo!

Larguei tranquilo, correndo os primeiros 5 km em 37:13, em descida ciente de que a prova são 42,195km. Assim passei o km10 com 1:05:00'. Por aí o sol saiu e até esquentou bem, tirei o gorro e as luvas e coloquei no cinto. O tempo podia mudar e eu precisar deles novamente. Fui neste ritmo até o km 15, que passei com 1:33:04. Neste ponto o céu voltou a ficar nublado e entrar um vento frio. Uma voz não sei de onde me disse que dava para aumentar o ritmo. Obedeci e passei este km em 5:09', o seguinte ainda mais rápido, 4:59' e assim neste passo fui até passar a meia maratona com 2:05:10h. Não tinha dor, me sentia muito bem e pensei comigo mesmo: por que não tentar fechar esta prova em menos de 4:00:00h? Hoje parece o dia perfeito para este feito.

Me concentrei e passeia ficar atento ao relógio, a passagem por cada km. Assim cheguei ao km 25 com 2:26:16 e ao km 30 com 2:55:07 sem maior dificuldade. A única observação eh que meu Garmin estava já com quase 1 km adiante da kilometragem da prova, não tenho explicação mas seviu como referência. Do km 30 ao 35, 3:24:03, tudo continuava tranquilo, tinha a certeza de terminar dentro da nova meta de menos de quatro horas.

Eis então que chega o km 36, do ponto de vista físico estava tranquilo, estava bem descansado. Eh que aí começa uma série de subidas de pontes, uma trás da outra, então o rendimento foi caindo. Ainda assim, fiz cara brava para os trechos íngremes, olhei para baixo e não me deixei vencer. Fechei o km 40 com 3:54:19 No km 41 tudo voltou a ficar plano, então dei a ultima acelerada.

Cruzei a linha de chegada inteiro, com tudo em cima, sem nem uma dorzinha. Incrível, foi uma prova perfeita. O painel indicava 4:07:02 como um tempo bruto, deu 3:58:29 no tempo líquido. Curti aquele momento como bobo,cumprimentando e agradecendo todo o Staff. Recebi a medalha, um monte de brindes, tirei fotos e fui encontrar a Rita e que veio da Noruega só para comemorar comigo mais uma maratona. Ah! Isto não tem preço.


Com esta, completei 5 das 6 da série Majors Marathons: Nova Iorque, Chicago (duas vezes), Berlim e Londres.



Amei esta maratona, recomendo.

Bib # 31209
Place 8175

5km 37;13
10km 1:05:07
15km 1:33:04
20km 1:59:01
meia 2:05:10
25km 2:26:16
30km 2:55:07
35km 3:24:03
40km 3:54:19
Finish 4:07:02 liquido 4:58:29



Tokyo, km por km 1) 5:23:7; 2) 5:31:6; 3) 5:34:7; 4) 5:30:4; 5) 5:34:6; 6) 5:27:8;
7) 5:21:8; 8) 5:27:2; 9) 5:25:9; 10) 5:37:3; 11) 5:37:7; 12) 5:32:5; 13) 5:40:2; 14) 5:21:0;
15) 5:33:0; 16) 5:09:5; 17) 4:59:2; 18) 4:50:7; 19) 4:57:5; 20) 5:11:0; 21) 5:43:4; 22) 5:20:6; 23) 5:16:4; 24) 5:06:2; 25) 5:01:8; 26) 5:22:7; 27) 5:33:6; 28) 5:14:7; 29) 5:29:14; 30) 5:34:2; 31) 5:35:6; 32) 5:25:6; 33) 5:24:7; 34) 5:37:3; 35) 5:43:5; 36) 5:47:7 37) 6:04:0; 38) 6:00:6; 39) 5:55:6; 40) 5:55:3; 41) 5:52:7; 42) 5:58:0; 43) 5:41:0; 44) 1:29:7


Nenhum comentário:

Postar um comentário